Protagonismo Juvenil

Hoje, dia 14 de março de 2014, está acontecendo o Grupo de Adolescente. 
          Este grupo rola uma  vez por mês, sempre na 2º sexta feira às 14h,  no  Centro  de  Estudos  do CMS MAE .
         A Dra Danieli e a Dra Regina Augusta que são super descoladas, vão orientar sobre todos os assuntos pertinentes a adolescência.
        De boa, você não pode perder!
        Venha cuidar da sua saúde, já é?
        Quem não se cuida fica malzão.
        Venha dar um rolezinho  no CMS MAE.

CMS MAE é Saúde Presente!!!!




      



Projeto Juvenil

              1. IDENTIFICAÇÃO
1.1 DADOS DO PROPONENTE
Nome do Responsável: Fernanda de Oliveira Guedes
Pertence a:
  1. (  ) Instituição Comunitária  - Qual:
                                           Qual a função:
  1. (X) Funcionário de Clínica de Família – Qual: CMS Maria Augusta Estrella
                                                        Qual a função: Enfermeira
  1. (  ) Iniciativa juvenil. Qual:
  2. (  ) Outros:

Endereço:  Rua Visconde de Santa Isabel, 56
Bairro: Vila Isabel
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
CEP: 20560-121
Telefone Fixo: 31116100
Celular: 985652730
Email:nandaguedes@ymail.com
Facebook: https://www.facebook.com/cms.mariaaugustaestrella?fref=ts

              2. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
2.1 DADOS DO PROJETO
Título do Projeto (nome de comunicação):
Adolescer.
Sub Título (identifica o projeto):
Incentivando os adolescentes a cuidarem de si.
Nome do Responsável (coordenação projeto):
Fernanda de Oliveira Guedes
Localização:
Área de Planejamento (AP): (X) 2.2      (  ) 3.2      (  ) 3.3      (  ) 5.1      (  ) 5.2
Comunidade/Bairro:
Onde serão desenvolvidas as ações:
  1. (  ) Sede própria - Qual:
  2. (X) Unidade de Saúde - Qual: CMS Maria Augusta Estrella
  3. (  ) Itinerante – Locais:
Breve descrição das ações já desenvolvidas (dizer quando o projeto começou, dar exemplos de atividades realizadas, de parcerias estabelecidas com as unidades de saúde e outras instituições, etc):

O grupo ainda não foi iniciado, porém há uma demanda para este grupo, notada a partir da procura de adolescentes pelo serviço de saúde. O motivo da procura é variado, porém nota-se grande demanda de procura por teste rápido de gravidez, pré natal e uso de contraceptivos. Além, também há busca por atendimento dermatológico.

Objetivo do Projeto (o que se pretende alcançar):
Sensibilizar jovens e adolescentes com relação a prevenção e promoção de saúde. Explicitar a importância de conhecer e cuidar do seu corpo. Co-responsabilização no cuidado em saúde.

Categoria:
(X) Saúde  (  ) Educação  (  ) Cultura/Lazer  (  ) Esportivo/Recreativo  (  )  Empreendedorismo
(  ) Outra. Qual:

Publico Participante:
a)    Quantidade: público direto : estima-se grupos de 10 – 20 adolescentes.
                  público indireto _____
b)    Faixa etária: de 12  a 19  anos
c)    Sexo: (  ) masculino   (  ) feminino  (X) ambos

Atividades Propostas (ações para se chegar ao objetivo):


Atividade
(Descrição e quantidade)

Como será realizada

Nº de Participantes

Período

Reunião com pais e adolescentes (que deverá ser repetida trimestralmente para que os pais de adolescentes recentemente inclusos no grupo possam participar).
Apresentação da proposta, dinâmica de apresentação, estabelecer regras de convivência.
20
2 horas
Conceito de saúde, conhecendo o corpo.

Conversa sobre os conceitos de saúde de cada um, como funciona o corpo. Dinâmica para trabalhar o conhecimento do corpo, lembrando das especificidades do corpo feminino e masculino.
10-20
2 horas
O que eu faço no meu dia a dia que pode prejudicar a minha saúde?

Levantar o que os jovens acham que fazem rotineiramente que pode prejudicar seu corpo.
Dinâmica voltada ao tema.
10-20
2 horas
Como cuidar do meu corpo?

Discutir o que cada um pode fazer para conhecer melhor o próprio corpo e cuidar da saúde, baseado no conceito amplo da OMS. Dinâmica para abordar o tema.
10-20
2 horas

O objetivo deste grupo é que seja contínuo, mas as etapas acima serão o roteiro inicial. Entretanto, os facilitadores estão abertos às idéias que poderão surgir durante o encontro. Em cada etapa iremos realizar a abordagem aos temas com dinâmicas, atividades lúdicas, de forma a ser mais atrativo e de fácil entendimento pelos participantes.
Meios de registros:

(   ) Fichas   (X) Lista de presença  (X) Registro fotográfico  (X) Relatório de atividades

(   ) Outro. Qual:

Justificativa (qual a importância deste projeto para a comunidade):

Notamos um alto índice de adolescentes realizando testes rápidos de gravidez, iniciando pré-natal precocemente, se alimentando inadequadamente, com lesões de pele. A abordagem ao indivíduo deve ser integral e visar a prevenção de doenças e promoção da saúde
Como este projeto pode se articular com o RAP da Saúde?

O RAP da Saúde será importante no auxílio à conscientização dos jovens sobre a participação em atividades educativas, favorecendo o vínculo com a unidade de saúde. Através disso, mostrar que a unidade de saúde também é parceira nos cuidados a esse grupo, e que as dúvidas podem ser esclarecidas com os profissionais, de maneira acessível, sem preconceitos ou julgamentos.


Recursos Aplicados (descreva os recursos disponíveis e os recursos necessários para esta iniciativa):


Recursos Próprios (recursos já existentes/disponíveis para ação):


Projetor, televisão, vídeo cassete, material educativo planejamento familiar/DST.



Recursos Necessários (recursos que serão apoiados pelo Rap da Saúde):


Descrição

Valor (R$)

Papelaria (cartolinas, lápis de cor, canetinha, canetas, lápis, folha A4, apontador, borracha)
180,00

Câmera fotográfica digital

260,00

Aparelho de som portátil

150,00

Lanche para os encontros (suco, bolo ou biscoito, frutas)

150,00

Total
740,00



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