Conheça esta História

ACS Paula de Carvalho Mendes (2014)


            Há muitos  anos atuei na área  da Educação como professora do supletivo  Fundamental. Quando pensei que estava terminando a minha labuta, apareceu a oportunidade de trabalhar na saúde. Agarrei com determinação.
                Estou desde 2011 atuando como profissional na área da saúde, como Agente Comunitária de Saúde. Esse trabalho é dinâmico, porque precisamos estar atentos a saúde das pessoas que moram na comunidade, como as  gestantes, crianças , idosos, adolescentes e todos que precisarem. Aprendo todos os dias e  coloco todo meu aprendizado  em prática.
                  Uma de minhas ex-alunas, chamada Cinthia Silene,  hoje trabalha comigo como Agente comunitária de saúde no CMS Maria Augusta Estrella e trocamos muitas informações e experiências , isso é muito gratificante.
                Uma experiência exitosa e que me muito me marcou, foi a história de uma de nossas pacientes, que veio a ser  internada com uma doença grave e  precisou de muita pesquisa com junta médica para chegar a um diagnóstico,  lá no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla. Depois de 52 dias internada obteve alta e continuou o tratamento no CMS Maria Augusta Estrella e no Gaffrée e Guinle. Hoje ela esta bem, curada e com saúde .
                     Hoje ela continua seu acompanhamento conosco na ESF.
                    Tenho sede de aprender. Quero fazer cursos para aprimorar meus conhecimentos, poder atuar melhor e levar um serviço digno a minha comunidade.



 “ É  a partir das relações respeitosas com os vizinhos,
    Das orações pela boa saúde e felicidade deles,
    Que as portas do coração se abrem
    E a confiança mútua floresce.
    As orações sinceras pelo progresso da Comunidade
    Conduzem a  felicidade.”
                                      Daisaku Ikeda.


ACS Rosane Teixeira da Silva ( 2013 )

Nasci na comunidade dos Macacos há 37 anos e trabalho na Unidade desde junho de 2011. Sou vinculada à equipe Senador e decidi ser ACS para ajudar os moradores da minha comunidade a terem qualidade de vida. 
Nesses três anos de trabalho vários fatos foram marcantes e muitas histórias impactaram minha vida profissional.

Agora vou contar uma dessas histórias... É a da família X,  família numerosa e unida que tinha como referência a figura do avô, patriarca de 90 anos, que conduzia sua família dentro de fortes princípios éticos e morais.

                                      Com o seu falecimento a estrutura familiar desmoronou


seus netos e filhos envolveram-se com drogas e prostituição, devido a esta situação,  eu e minha equipe começamos a elaborar estratégias para ajudar essa família.




A equipe resolveu intensificar as visitas domiciliares, para que pudéssemos resgatar essa família das drogas.
                                                     

Resolvi que além da nossa visita formal e técnica deveríamos levar nosso carinho a eles, através de esforços e solidariedade.
Através do esforço conjunto da minha equipe junto com a Unidade conseguimos inscrever os adolescentes em cursos profissionalizantes, criando uma expectativa de vida, podendo assim mostrar à sociedade que eram pessoas de boa índole dando orgulho aos pais, famíliares e ao MAE.
                                                                     

                              Essa foi mais uma luta com êxito do CMS MARIA AUGUSTA ESTRELLA .



ACS Paula Mendes


Esta moradora mora na rua Conselheiro Otaviano 20 ( Estrela de Ouro).

      Meu nome é Leda Machado da Costa, nasci em 30/01/1939. Nasci no Hospital do Andaraí, antigo hospital dos Marítimos  Naquela época era lamparina e lampião e as casas era uma distante da outra. Enfrente a minha casa tinha uma bica onde os moradores enchiam as latas de água, faziam fila e cada um enchia 5, 6 latas de água. Hoje onde tinha a bica agora é um bar o BAR do Vasco. Antigamente era chamado Ladeira do Otaviano 20. O morro não tinha quase ninguém  eram vilas e casa pequenas, não havia prédios.
      O Sr.  Jose das cabras tinha esse apelido "zé das cabras" , porque criava muitas cabras, ele vendia leite  fresquinho e saboroso para os moradores, também existia plantações tipo fazenda , se comprava na porta aipim, banana, fruta pão, cará, mangas, abacate e outras frutas. Aqui tinham muitos macacos. A gente dormia muito cedo, como se dizia antigamente se dormia com as galinhas. A comida era feita no fogão de lenha.
Minha mãe  Maria de Oliveira teve 10 filhos. Naquela época o médico e a enfermeira vinham em casa fazer o parto.
       Enquanto o parto era feito fazia um café que cheirava muito e tinha um sabor especial.
As nossas canecas eram feitas de lata de leite condensado, amassava a beira para não cortar e improvisava a alça. Passava um carro e dava osso de tutano de boi e os moradores faziam uma sopa forte cheia de legumes.
       Éramos simples e humildes, mas como nos sentíamos felizes! 

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Visconde de Santa Isabel,56 - Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2278-6839

Tecnologia do Blogger.